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"Abaixe o volume "

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A meditação pode ajudar o cérebro a reduzir as distrações.

Os efeitos positivos da meditação mindfulness sobre a dor e memória de trabalho podem resultar em uma melhor capacidade para regular a onda cerebral fundamental chamado ritmo alfa. Este ritmo "abaixa o volume" da informação perturbadora, o que sugere que o valor chave da meditação pode estar ajudando o cérebro a lidar com um mundo extremamente agitado.

Pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), Harvard Medical School, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts relatam que a modulação do ritmo alfa em resposta às sugestões de direcionamento de atenção foi mais rápida e significativamente mais reforçada entre os participantes do estudo que completaram o programa de 8 semanas de meditação mindfulness do que em um grupo de controle. O estudo será publicado na revista Brain Research Bulletin e foi lançado online.

"A meditação mindfulness foi indicada para melhorar inúmeras habilidades mentais, incluindo a memória", diz Catherine Kerr do Martinos Center of Biomedical Imaging no MGH e do Osher Research Center na Escola de Medicina da Universidade Harvard (HMS), autora co-principal do relatório . "Nossa descoberta de que meditadores mindfulness consgue ajustar mais rapidamente a onda de cérebro que filtra as distrações, poderia explicar a sua capacidade superior de lembrar-se rapidamente e incorporar novos fatos".

As células do cérebro utilizam determinadas frequências ou ondas, para regular o fluxo de informações, da mesma forma que as estações de rádio transmitem em freqüências específicas. Uma dessas frequências, o ritmo alfa, é particularmente ativa nas células que processam o tato, visão e som na camada mais externa do cérebro, chamada córtex, onde ajuda a suprimir sensações irrelevantes ou que distraem e regula o fluxo de informação sensorial entre as regiões cerebrais .

Estudos anteriores sugerem que a atenção pode ser usada para regular o ritmo alfa e, por sua vez, a percepção sensorial. Quando um indivíduo antecipa um tato, visão, ou o som, a focalização da atenção para o estímulo esperado, induz uma menor altura das ondas alfa em células corticais, que ajuda a lidar com a sensação esperada, o que, na verdade, "aumenta o volume" dessas células. Ao mesmo tempo, a altura da onda alfa em células que lidariam com informação irrelevante ou distracção informação aumenta, assim abaixando o volume nessas regiões. A meditação mindfulness - na qual os praticantes direcionam a atenção não julgamental diretamente às suas sensações, sentimentos e estado de espírito - tem sido associada a um melhor desempenho em tarefas baseadas em atenção, a equipe de pesquisadores decidiram investigar se indivíduos treinados na prática também exibiram reforçada regulação do tempo e intensidade de ritmos alfa.

Apesar de todos os participantes mostrarem algumas mudanças de ritmo alfa-relacionado à atenção no início do estudo, ao final das oito semanas, aqueles que completaram o treinamento de meditação mindfulness tiveram mais rapida significante atenção baseado no ritmo alfa do que o não meditatores.

"Este resultado pode explicar os relatos de que a meditação mindfulness diminui a percepção da dor", diz Kerr. "Melhorar capacidade de aumentar ou diminuir o ritmo alfa poderia dar aos praticantes, maior capacidade de regular a sensação de dor."

O estudo dá uma ideia sobre como a meditação pode afetar a função básica do cérebro, explica Stephanie Jones do Centro Martinos, co-autor principal do artigo. "Dado o que sabemos sobre como as ondas alfa surge, a partir de correntes elétricas em células corticais sensoriais, estes dados sugerem que os praticantes de meditação mindfulness podem usar a mente para melhorar a regulação das correntes nas células corticais direcionadas. As implicações vão muito além da meditação e nos dão pistas sobre as possíveis formas de ajudar as pessoas a regularem melhor o ritmo do cérebro que é desregulada no déficit de atenção, hiperatividade e outras condições. "Kerr é um instrutor em medicina e Jones um instrutor em pediatria no HMS.

Autor: Sue McGreevey

Fonte: http://news.harvard.edu/gazette/story/2011/04/%E2%80%98turn-down-the-volume%E2%80%99/

Última atualização em Ter, 20 de Janeiro de 2015 09:50  

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