Pesquisadores descobrem como funciona o cérebro durante a meditação
 

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Pesquisadores descobrem como funciona o cérebro durante a meditação

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A meditação é uma prática comum que acredita-se ajudar a reduzir a ansiedade e stress, assim como o aumento do bem-estar emocional. Mas como cérebro funciona durante a meditação? Fazer certas técnicas têm efeitos diferentes? Um novo estudo pode ter as respostas.

Existem vários métodos de meditação; mindfulness, mantra e meditação guiada são alguns deles. Mas de acordo com os pesquisadores do estudo, inclusive Svend Davanger, um neurocientista da Universidade de Oslo, na Noruega,todas as técnicas podem ser colocadas em um dos dois grupos: meditação de concentração e meditação não-diretiva.

Eles definem meditação de concentração como uma técnica que se concentra na respiração ou em determinados pensamentos, que, por sua vez, bloqueiam outros pensamentos.

Meditação não-diretiva é descrito como um método que se concentra na respiração ou em um som meditação, mas durante essa prática, a mente pode divagar. A equipe observa que algumas técnicas de meditação modernas tendem a se enquadrar nesta categoria.

Desconhece-se como o cérebro funciona durante tais práticas, então a equipe quis descobrir.

Resultados 'notáveis'

Para seu estudo, recentemente publicado na revista Frontiers in Neuroscience humano, os pesquisadores avaliaram 14 participantes que eram altamente experientes em meditação Acem - uma técnica que cai na meditação não-diretiva.

Todos os participantes foram submetidos a exames de ressonância magnética (MRI), enquanto eles estavam descansando também quando eles praticavam uma técnica de meditação não-diretiva e uma técnica de concentração.

Eles descobriram que quando os participantes praticavam a meditação não-diretiva, eles tinham maior atividade cerebral em áreas associadas com o processamento de pensamentos e sentimentos do que quando eles estavam descansando. Mas quando os indivíduos praticavam meditação de concentração, sua atividade cerebral era quase a mesma de quando eles estavam descansando.

De acordo com Davanger, estes resultados sugerem que a meditação não-diretiva "permite mais espaço para processar memórias e emoções do que durante a mediação concentrada", acrescentando:

"Esta área do cérebro tem sua maior atividade quando estamos descansando. Ela representa uma espécie de sistema operacional básico, uma rede de descanso que assume quando tarefas externas não requerem a nossa atenção. É notável que uma tarefa mental, como como meditação não-diretiva resulta em maiores atividades nesta rede de descanso regular ".

Os benefícios da meditação

A meditação é uma prática popular em os EUA. De acordo com uma pesquisa nacional do governo, de 2007, 9.4% dos entrevistados, relataram o uso de meditação, nos últimos 12 meses.

Bem como o seu potencial para reduzir o stress e aumentar o bem-estar emocional, meditação tem sido associada com outros benefícios. No início deste ano, a Medical News Today relatou um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, que constatou que uma técnica de concentração baseada em meditação mindfulness, pode melhorar o humor e a qualidade do sono de pacientes adolescentes com câncer.

Um estudo de 2012, publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, descobriu que a meditação pode melhorar a perda de memória em pacientes com doença de Alzheimer.

Dada a popularidade da meditação e seus benefícios associados, Davanger diz que é importante que a equipe determina os mecanismos subjacentes da prática.

"Nos últimos anos, tem havido um aumento acentuado na pesquisa internacional sobre a meditação. Diversas universidades de prestígio nos EUA gastam uma grande quantidade de dinheiro para a pesquisa no campo. Então eu acho que é importante que nós também estejamos ativos", ele conclui.

Escrito por: Honor Whiteman Fonte: http://www.medicalnewstoday.com/articles/276959.php

Última atualização em Ter, 20 de Janeiro de 2015 04:00  

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