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Suporte científico para a meditação

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Em 1969, Katherine Splain, então estudante do College of New Rochelle, viu o lado obscuro do uso das drogas entre seus amigos. Então, ela procurou um caminho diferente para sua jornada interior.

"Eu tinha lido que a meditação seria uma outra forma de alcançar o tipo de sensação que poderá ocorrer se você usar drogas", disse Katherine, agora com 63 anos.

Ela ouviu falar de um curso em meditação que estava sendo oferecido perto da escola, decidiu visitar e ficou impressionada com os alunos que ela conheceu. "Não havia muita paz no mundo em 1969, mas essas pessoas pareciam estar em paz", lembrou. "Eu disse, parece que isso pode ser bom para mim."

 

Quarenta e três anos depois, uma aposentadoria e uma segunda carreira mais tarde, a Sra. Splain, que vive em Massapequa, NY, atende pelo nome Surabhi e ainda está praticando a meditação. E como muitos outros meditantes, ela diz que acredita que não só expandiu os limites da sua consciência, mas que também teve efeitos benéficos sobre o cérebro.

O papel que meditação desempenha no desenvolvimento do cérebro tem sido objeto de várias teorias e de estudos. Um deles, realizado no Laboratório de Neuroimagem da University of California, Los Angeles, descobriu que ao longo tempo, assim como Katherine, meditantes tiveram maior "gyrification" - um termo que descreve o dobramento do córtex cerebral, a parte mais externa da cérebro.

Publicado na revista "Frontiers in Human Neuroscience" em fevereiro, o estudo é o mais recente esforço do laboratório U.C.L.A. para determinar a extensão em que a meditação pode afectar a neuroplasticidade - a capacidade do cérebro realizar alterações fisiológicas. Estudos anteriores descobriram que os cérebros de meditantes de longo prazo, tinham aumentado a quantidade das chamadas substâncias cinzenta e branca (a primeira acredita-se estar envolvida no processamento da informação, esta última é considerada como a "fiação" do sistema de comunicação do cérebro).

Segue outros estudos examinando possíveis ligações entre a meditação e os benefícios físicos. Em 2009, por exemplo, um estudo apresentado numa reunião da American Heart Association, sugere que o relaxamento mental produzido pela meditação, tem benefícios fisiológicos para pessoas com doença arterial coronariana.

O estudo do U.C.L.A. , como os anteriores, não é conclusivo mas intrigante. "Você pode argumentar que um cortex cerebral maior, significa mais neurônios", disse Eileen Luders, o principal autor do estudo recente, que também pratica meditação. "Estas são as unidades de processamento do cérebro, e assim, pode significar que você tem maiores capacidades cognitivas."

Os indivíduos, 28 homens e 22 mulheres, tinham uma idade média de 51 anos e vem práticando diversos tipos meditação durante 20 anos em média. O indivíduo mais velho tinha 71 anos, medita regularmente a 46 anos.

Dr. Luders e sua equipe usaram ressonância magnética para verificar e medir as características do cérebro do meditante e compará-los com um grupo controle de não-meditantes.

Uma descoberta surpreendente deste estudo, foi que o grau de "gyrification" cortical parecia ter aumentado nos decorrer dos anos em que os indivíduos haviam praticado a meditação.

"Acreditamos que quando você nasce, o seu cérebro crescer e atinge o auge deste crescimento, no início dos 20 anos e, em seguida, começar a diminuir", disse o Dr. Luders. "Pensava que não havia nada que pudéssemos fazer para mudar isso." Esta pesquisa sugere que pode haver. Como praticante há quatro anos, o Dr. Luders entende o grau de disciplina mental envolvido. "As pessoas perguntam: O que você faz? Basta sentar-se ali com os olhos fechados?" "Não é assim tão simples. É necessário prática e disciplina"

Outros, advertem que os resultados destas experiências não significam necessariamente que a meditação conclusivamente, fez com que as adaptações no cérebro ou que as dobras do cortex que aumentaram nos que meditam a mais tempo, significava que tivessem um melhor desempenho cognitivo.

"Eu não creio que há provas suficientes para dizer isso", disse Dra. Josephine P. Briggs, diretora do National Center for Complementary and Alternative Medicine, uma parte do National Institutes of Health. Mas ela disse que desafiar o cérebro foi muitas vezes citado como uma boa maneira de manter a saúde cognitiva das pessoas envelhecem, e meditação é realmente um desafio.

Fonte: http://www.nytimes.com/2012/05/10/business/retirementspecial/meditation-as- brain-builder-gains-scientific-support.html?_r=2&ref=meditation

 

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