Além da espiritualidade

Sex, 09 de Março de 2012 19:23
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O papel da meditação na saúde mental

A meditação tem sido associada tradicionalmente ao misticismo oriental, mas a ciência está começando a mostrar que o cultivo de um estado "elevado" de consciência pode ter um grande impacto em nosso cérebro, no funcionamento de nosso corpo e nossos níveis de resistência. Os médicos procuram por opções cada vez mais eficazes, preventivas, não-farmacológicas para o tratamento de doenças mentais. E técnicas de meditação (como aquietar a mente, entender a si mesmo e exercer o auto controle) mostram uma ferramenta alternativa para regular as emoções, humor e estresse.

Corpo

Meditação influencia o corpo de maneiras inesperadas. Meditadores experientes, por exemplo, podem acelerar ou retardar o seu metabolismo em mais de 60% e aumentar a sua temperatura de seus corpos por volta de 8°C. Um pouco de treinamento em meditação pode tornar a pessoa mais calma, menos estressada e mais relaxada. Apenas 20 minutos por dia, leva a alterações físicas, tais como redução da pressão arterial, freqüência cardíaca, respiração mais profunda e mais calma. Melhorias na pressão arterial, como resultado da meditação, também têm sido associadas a um menor risco de ataque cardíaco.

A meditação também está começando a revelar-se eficaz como tratamento para dor crônica e aguda. Uma pesquisa mostrou que quatro dias de meditação reduz substancialmente o desconforto e a intensidade da dor.

Mente, cérebro e além

A meditação aumenta o lado esquerdo e a atividade do cérebro frontal, uma área do cérebro associada com bom-humor. Curiosamente, esse aumento da atividade no lado esquerdo do cérebro, também está relacionado com melhorias na atividade do sistema imunológico. Quanto mais você praticar a meditação, melhor será sua função imunológica.

Estudos têm demonstrado que a longo prazo meditadores aumentaram volumes de matéria cinzenta em certas regiões órbito-frontais do córtex e hipocampo de seus cérebros que são responsáveis pela regulação da emoção. Mudanças semelhantes também foram encontrados em não-meditadores que completaram um curso de oito semanas de meditação.

Mesmo um curto período de meditação, tem o potencial para alterar a estrutura do cérebro.

Envelhecimento

O córtex do cérebro normalmente se afina à medida que envelhecemos. Um tipo de atrofia relacionada à demência. Curiosamente, aqueles que têm meditado em torno de uma hora por dia durante seis anos, exibem um aumento na espessura cortical. Meditantes mais velhos também mostram diminuição nesta atrofia da espessura cortical em comparação aos não-praticantes de meditação da mesma idade.

A meditação pode aumentar a longevidade para protecção do cérebro e do coração dos efeitos nocivos do estresse. Um estudo relatou que a meditação e yoga ajudam a prevenir o dano celular causado pelo estresse psicológico crônico. Foi até sugerido que a meditação pode retardar o envelhecimento celular.

A estabilidade emocional

As causas e os efeitos da experiência emocional existem por todo o corpo e cérebro, e como tal, estão profundamente ligados ao estresse físico e psicológico.

A meditação melhora o humor, as emoções positivas, e parece tornar as pessoas menos vulneráveis ao estresse e transtornos da vida diária. A pesquisa mostra que os meditadores são melhores em regular as respostas imediatas a estímulos negativos e reduzem atividade na amígdala - uma região implicada na resposta à ao estresse. Estes resultados refletem uma maior resiliência emocional entre os meditadores, bem como angústia psicológica e menos ansiedade. Mindfulness (consiste em consciência momento-a-momento), que pode ser cultivado através da meditação, é apenas uma técnica que pode aumentar a saúde mental e bem-estar. Várias técnicas terapêuticas têm como base nessas práticas, tais como a atenção plena baseada em redução do estresse e consciência baseado em terapia cognitiva. Estes tratamentos têm tido sucesso no tratamento de transtornos de ansiedade e humor.

Próximas etapas da pesquisa

A pesquisa mostrou-nos que a meditação melhora o nosso humor, reduz a resposta do corpo ao estresse e ao longo do tempo, altera a estrutura do cérebro. Nossa equipe da Universidade de Sydney está a tentar preencher algumas das lacunas no nosso conhecimento de como a meditação age sobre a mente e o corpo para acalmar as reações emocionais. No momento, estamos investigando os efeitos da meditação no cérebro e as funções corporais durante a provocação emocional, como a exibição de imagens fotográficas perturbadoras.

Queremos entender melhor os efeitos de curto, períodos intensivos de meditação sobre o cérebro eo corpo funções associadas com a regulação das respostas emocionais. Estamos também a analisar os fatores genéticos que podem ajudar a determinar quais os tipos de pessoas mais se beneficiar do treinamento de meditação.

Se pudermos demonstrar a eficácia da meditação intensiva em regulação da emoção, e caracterizar aqueles que se beneficiarão mais, teremos estabelecido um papel significativo da meditação na melhoria da saúde física e mental.

Fonte/Autor: http://theconversation.edu.au/beyond-spirituality-the-role-of-meditation-in-mental-health-4326