Meditação auxilia na redução da idade cerebral
 

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Meditação auxilia na redução da idade cerebral

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(NaturalNews) À medida que envelhece, você perceberá que não é tão mentalmente afiado e, de fato, seu cérebro vai encolher. É apenas a vida como é e não há nada que você possa fazer sobre isso, certo? Errado. Agora, parece que podemos assumir o controle de alterações no cérebro e até mesmo fazer nossos cérebros maiores, não menores, à medida que envelhecemos e consequentemente melhorar o pensamento e a memória. A chave é a meditação.

Voltando em 2009, cientistas da UCLA fizeram uma descoberta surpreendente. Eles descobriram que os cérebros de pessoas que tinham meditado a longo prazo eram diferentes do cérebro de pessoas que não praticam a meditação. Para ser mais específico, os pesquisadores encontraram evidências de que determinadas regiões no cérebro de meditadores de longo prazo eram maiores. Eles também tinham mais matéria cinzenta do que os cérebros de pessoas que não meditavam.

Este fato foi surpreendente e importante, porque os cérebros normalmente escolhem com a idade, um processo que pode explicar a memória e outros problemas cognitivos experimentados por pessoas idosas. Mais recentemente, cientistas do Massachusetts General Hospital (MGH) concluiram que após oito semanas praticando a meditação regularmente, foram produzidas mudanças mensuráveis nos participantes, nas regiões do cérebro associadas à memória, auto-estima, empatia e stress.

http://www.naturalnews.com/031228_meditation_brain.html

Agora vem a prova ainda maior de que a meditação faz algo profundo e benéfico, para o cérebro humano. Um estudo de acompanhamento pela equipe da UCLA acaba de ser publicado na edição online da revista NeuroImage e mostra que pessoas que meditam têm conexões mais fortes entre regiões do cérebro. Além do mais, eles têm muito menos atrofia do cérebro relacionadas com a idade.

Qual é o significado? Conexões mais fortes aumentam a capacidade dos sinais elétricos do cérebro trabalharem rapidamente - o que sugere uma série de pensar e de benefícios para a memória. Além disso, esses efeitos não foram só encontrados aqui e ali, mas em todos os cérebros de meditantes

O estudo envolveu 27 indivíduos já praticantes de meditação, com idade média de 52, juntamente com 27 indivíduos iniciantes na meditação (grupo de controle ), servindo como instrumentos de estudo e pesquisa. Ambos os grupos consistiram de 11 homens e 16 mulheres. Acima de tudo, os meditadores vinham praticando meditação, por cinco anos ou mais.

Eileen Luders, um professor assistente visitante no Laboratório de Neuroimaging da UCLA, e seus colegas pesquisadores realizaram suas pesquisas usando tensor de difusão, um tipo relativamente novo de imagem cérebral que revela a conectividade estrutural do cerebro.

Os investigadores descobriram que as diferenças entre os cérebros dos indivíduos que ja eram meditantes e os cérebros de iniciantes do grupo controle não foram limitados a uma região central do cérebro, mas sim envolvidos em larga escala nas redes de todo o cérebro, bem como estruturas límbicas e do tronco cerebral.

"Nossos resultados sugerem que a longo prazo meditantes têm branco-matéria fibras que são tanto mais numerosas, mais densas ou mais isolados em todo o cérebro," Dr. Luders disse em um comunicado à imprensa. "Também descobrimos que o declínio normal relacionado à idade do tecido na substância branca é consideravelmente reduzido em praticantes de meditação ativa."

"É possível que ativamente meditando, especialmente durante um longo período de tempo, possa induzir mudanças em um nível micro-anatômico," continuou Dr. Luders. "A meditação parece ser um poderoso exercício mental, com o potencial de mudar a estrutura física do cérebro em geral."

Em outras palavras, parece ser uma forma de assumir o controle de mudanças no cérebro que, até agora, tem sido consideradas como uma parte inevitável do envelhecimento. A meditação pode manter o cérebro mais jovem, mais em forma e torná-lo literalmente maior. Também pode trabalhar mais rápido, mesmo à medida que envelhecemos.

Como NaturalNews relatou anteriormente, outra pesquisa mostrou benefícios adicionais de saúde através da meditação. Por exemplo, é mais efeiciente que medicamentos no tratamento da depressão ( http://www.naturalnews.com/024986_meditation_treatment_depression.html ) e foi descoberto sua eficácia no tratamento de problemas vesicula. http://www.naturalnews.com/026233_incontinence_women_bladder_control.html

Para mais informações: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1053811911006008

Fonte: www.naturalnews.com/033005_meditation_brain_health.html

 

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