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Meditação para estudantes

La-keeyatta Steward, 17 anos, sentou-se com as pernas cruzadas sobre uma pequena almofada preta, numa tarde de terça-feira. Seu instrutor de meditação disse-lhe para imaginar seu corpo sendopuxado para cima por uma corda, de modo que ela baixou os ombros e endireitou as costas.

Dois de seus colegas de classe haviam se desentendido. "Houve uma briga" disse Ian Alsopp, 18 anos, balançando a cabeça. "Ele caiu. Ele caiu."

Andando de metrô depois da escola, ele que viu cerca de 20 adolescentes bater em outro menino.

A notícia surpreendeu a La-keeyatta e os outros estudantes do ensino médio no Brooklyn Zen Center, onde eles frequentam sessões de meditação semanais destinadas a ajudá-los a lidar com os desafios de viver na cidade de Nova York.

"É onde você realmente pode usar isso", disse o professor, Greg Snyder a Ian. "Observe o pensamento. Isso é bom. Observe a ansiedade. Observe o medo. Use a meditação para concentrar sua mente. Você está comigo?"

"Eu estou com você", disse o Ian, antes de se ajeitar sobre o travesseiro, ainda inquieto.

Snyder é um instrutor zen-budista que conduz o centro de meditação, um loft convertido com imaculadas paredes brancas e vigas expostas definido em um pequeno edifício industrial, perto do Canal Gowanus. O centro colabora com o Brooklyn College Community Partnership, uma organização educacional sem fins lucrativos, sobre o Projeto Juventude Awake, que inclui oficinas semanais em cinco escolas públicas e sessões voltadas para adolescentes no centro.

Agora, o Sr. Snyder assume a difícil tarefa de ensinar meditação para alunos-infratores que são frequentemente colocados em detenção ou suspensos, porque eles começam brigas ou causam problemas na Bushwick High School. Os administradores da escola aprovaram o programa de 05 de abril e pretendem iniciá-lo nas próximas semanas.

Aos estudantes problemáticos é dada a escolha de uma punição tradicional ou de participarem do programa de meditação, onde Sr. Snyder irá ensiná-los como meditar, entender as emoções voláteis e coibir o comportamento impulsivo. Ele pretende levar o programa a outras escolas também.

Snyder é parte de um grupo crescente de educadores, profissionais e parlamentares que trabalham para substituir as táticas de disciplina nas escolas públicas que dizem, não melhorar o comportamento dos estudantes, colocando-os em maior desvantagem acadêmica.

"Se detenção ou suspensão fossem eficazes, seria de esperar que essas taxas de indisciplina, diminuissem ao longo do ano letivo", disse Russell Skiba, professor de psicologia educacional da Universidade de Indiana. Suspensão não muda nada. Não ensina as crianças o que poderia mudar seu comportamento."

O grupo de meditação, foi fundado por La-keeyatta, uma estudante da Jefferson High School em East New York, e alguns outros adolescentes, depois que fez um estágio remunerado no centro, através de um programa da Brooklyn College Community Partnership. Ela disse que foi imediatamente atraída pela meditação e queria incluir seus amigos.

"Você começa a conhecer a si mesmo e descobrir que tipo de pessoa que você realmente é", disse ela. "Eu sempre fui feliz, mas agora eu acho que sou uma pessoa mais positiva."

A La-keeyatta Steward, que mora em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn e é um dos seis filhos criados por uma mãe que trabalha com deficientes mentais, disse que a meditação a ajudou a lidar com as tensões na escola e com a mãe em casa.

Ela escreveu um pequeno artigo para uma página da Web sobre o Zen Center's Sit-a-thon, para levantar dinheiro para arrecadar fundos para o Awake Youth Project).

"Bons meditantes não encaram isto como um remédio, e sim, dizem que vale a pena tentar."

"Você vê eles olhando pra dentro de si e reconhecendo seus problemas", diz Caroline Contillo, diretora do Interdependence Project, um grupo de Manhattan sem fins lucrativos que, entre outras coisas, ensina meditação para ex-prisioneiros. "O que eles fazem com com isto, depende deles."

Em uma recente sessão, no campus da Erasmus Hall High School em East Flatbush, Brooklyn, estavam uma dúzia de estudantes sentados por 10 minutos, de olhos fechados, independente do tráfego da Avenida Flatbush que retumbava lá fora. Gráficos Taxonomicos e diagramas gramaticais cobriam as paredes em torno do anel de cadeiras.

Depois disso, o Sr. Snyder, um homem alto de sorriso fácil, pediu aos alunos para descrever suas experiências de meditação. "Pela primeira vez em muito tempo, eu senti que poderia aliviar a pressão sobre meus ombros", disse Jerome Barrett, 17 anos, de ombros largos, ex jogador de futebol americano. "Eu me senti coeso." Em seguida, eles discutiram o processo de sentir raiva. "É uma sensação quente", disse um menino. "Sua cabeça dói depois", disse outro. "Isso te esgota", disse um terceiro. "Ela se torna a própira pessoa." "A única coisa que está mantendo a emoção viva são seus próprios pensamentos", disse Snyder. "Você sempre vai produzí-los. Seus pensamentos não se preocupam com você. Eles só querem perpetuar-se."

Fonte: http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9D05E1D81230F935A25757C0A9649D8B63&ref=meditation

 

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"A LEI NATURAL é a força condutora da vida. Os impulsos da lei natural sustentam a manutenção e a evolução de cada aspecto da criação. Se a consciência do homem não estiver em sintonia com o pleno potencial da lei natural, sua vida não fluirá na corrente da evolução - resultando em erros, problemas e sofrimento".

Maharishi Mahesh Yogi


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