5 dicas para manter o foco durante a meditação

Ter, 20 de Janeiro de 2015 04:19
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A meditação é mais do que apenas algo para aliviar o stress. Uma nova pesquisa mostra que ela pode ajudar a impulsionar a criatividade; pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão e pode até mesmo melhorar a tomada de decisões, além de uma série de outros benefícios para a saúde.

Mas como você pode embarcar em uma meditação serena quando você mal consegue acalmar seu cérebro multitarefa o suficiente para terminar seus afazeres em casa ou no trabalho? Aqui, cinco dicas do guru de meditação Amit Sood, Médico, professor de medicina da Clínica Mayo e autor de “The Mayo Clinic Guide to Stress-Free Living (O Guia da Clínica Mayo para uma Vida Sem Stress)”.

 

Escolha uma atividade que funciona para você

Iniciantes pressupõem que tudo o que você tem que fazer é assentar em posição de lotus cantando "ommm", para a meditação funcionar. Mas isso é uma falácia, diz o Dr. Sood. Você pode incorporá-la em atividades cotidianas, como o musculação. Se você estiver correndo, por exemplo, em vez de ouvir música no seu iPod, mp4 ou celular, você pode silenciosamente repetir a palavra "paz" cada vez que seu pé toca o chão. Depois de alguns minutos, você vai achar que você está cantando a palavra automaticamente e já entrou em um estado contemplativo.

Pegue um momento de gratidão

Uma maneira fácil de obter um rápido momento de meditação é assentar e tomar dois minutos para pensar acerca de cinco pessoas em sua vida que você é grato. Comece com o primeiro, e rapidamente pense na varias maneiras que essa pessoa tem lhe ajudado. Agora, vá para o segundo, e imagine-o olhando profundamente em seus olhos. O terceiro, visualize-o dando-lhe um abraço rápido e firme. Evocar imagens de pessoas que se preocupam com você, liberará energia positiva que vai ficar com você o resto do dia.

Comece devagar

A maioria das pessoas, meditam apenas de 3 a 5 minutos quando adquirem o hábito, de acordo com dados recolhidos pelo pessoal por trás do aplicativo Lift. Dr. Sood sugere este exercício simples: Sente-se calmamente e à medida que você respira, imagine o seu cérebro se enchendo de luz. Expire. Inspire novamente, imaginando o seu coração se enchendo de luz, depois expire. Repita (rotação entre o cérebro e coração) por dois a três minutos.

Deseje bem aos outros

Quando você anda em torno do escritório (ou qualquer outro lugar), silenciosamente envie a cada pessoa um desejo. Pode ser: “Desejo-lhe que tudo dê na sua reunião com o chefe esta manhã” ou pode ser genérico como “Desejo-lhe saúde, felicidade e bem-estar”. Faça isso para todos, mesmo as pessoas para as quais você é indiferente ou não gosta: "Isso remove qualquer sentimento de hostilidade ou de competitividade que você pode sentir-se em relação aos outros e substitui-lo com positividade, o que é energizante", diz Dr. Sood.

Adote um aplicativo

Se você não achar nenhuma destas técnicas úteis, ou você almeja mais, há uma grande quantidade de aplicativos lá fora para mantê-lo meditando no momento. 62% das pessoas que meditam mais de três dias por semana, use um aplicativo de meditação, de acordo com a Lift. A poucos a tentar: Mayo Clinic Meditação ($2.99), Stop Respire & Pense (gratuito), e Workout Mental (livre). Ou tente uma das meditações guiadas gratuitas sugeridos pelo Lift.

A boa notícia é que se você acostumar com a meditação, é provável que se torne automático: as pessoas que meditam por 11 dias tem mais de 90% de probabilidade de continuar de acordo com a pesquisa Lift.

http://news.health.com/2014/11/18/5-meditation-tips-for-people-who-cant-focus/

Última atualização em Ter, 20 de Janeiro de 2015 04:34