Meditação nas empresas

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A Meditação agora está se movendo para a sala de reuniões. Baseado em estudos mostrando que ela melhora a concentração, os trabalhadores estão sendo encorajados a adotar esta prática.

Uma vez por semana, advogados de Blake Dawson e a equipe de apoio tomam o elevador para uma silenciosa sala de conferências em George Sidney Street. Eles não estão se encontrando para nenhum tipo de reunião relacionada a assuntos do trabalho. Estão lá para fazer uma meditação em grupo na hora do almoço. E não estão sozinhos. Empresas como a NAB, Victoria Police, Diabetes Australia, Origin Energy e CEO Institute também praticam sessões de meditação.

São grandes as corporações abrindo os olhos para a Meditação.

Desenvolvendo a calma

A meditação é uma tendência em crescimento que pode estar chegando em um escritório perto de você. Está surgindo em programas de recursos humanos em todo o país, para promover a calma e equilíbrio para todos aqueles que tem fazer horas extras, pular o almoço, enfretar verdadeiras maratonas e perder o sono devido a dívidas e diversos problemas.

Com todas essas pressões, nos tornamos bastante ansiosos e muitos de nós ficamos dependentes de medicamentos. Além disso, o estresse no trabalho custa à economia nacional 10,11 bilhoes de dólares anualmente através do absentismo ou da produtividade lenta, e leva à perda de 3,2 dias de por trabalhador a cada ano, segundo pesquisa da Fundação de Saude Medibank Private.

Chefes estão percebendo que investir em programas de redução de estresse, como a meditação, também faz sentido fiscal.

Os empregadores são responsáveis pela implementação de gestão do estresse no no local de trabalho sob a o Ato de Saúde e Segurança no Trabalho de 2004 e se não cuidarem de seu pessoal, terão mais gastos. O custo médico de uma reivindicação de trabalho relacionada com o estresse em Victoria por exemplo foi de $51,000, diz o WorkSafe Victoria.

Derrubando o estresse

Kate James, diretor de treinamento corporativo da empresa Total Balance, trabalha com bancos, agências de publicidade, empresas governamentais e sem fins lucrativos em Sydney e Melbourne.

Ela diz que a meditação no trabalho está em ascenção.

"Eu tenho o dobro de solicitações para sessões de meditação em comparação com cinco anos atrás", diz ela. "A crise financeira global teve um forte impacto e as pessoas estão procurando alternativas para a felicidade e o bem- estar.

Para os clientes pessoais, eu tive que adicionar oficinas para atender à demanda.

"O fato de que os resultados podem ser observados após apenas uma sessão de meditação tornam-a uma técnica de redução de estresse bem popular", diz Kate.

"Mesmo apenas 10 minutos de meditação no início do dia é ótimo para recarregar a energia e melhorar a concentração."

Ela diz que você não precisa ser espiritualista, religioso, recitar um mantra ou meditar em grupo.

Uma vez que entenda os fundamentos básicos, você pode meditar sozinho e gratuitamente sempre que quiser. Ela diz que você obtêm a melhor meditação simplesmente praticando.

Qualquer pessoa pode se beneficiar, inclusive as mais difíceis e mais auto-suficientes.

"Aqueles que trabalham na lei são conhecidos por sua resistência mental, mas a meditação pode ajudá-los a gerenciar o estresse e maximizar o bem-estar", explica Kate Wisdom, coordenadora de bem-estar da Black Dawson.

"Sessões de meditação, possuem uma psicologia positiva, uma abordagem preventiva ao estresse."

Yoga no local de trabalho

Como a meditação, o yoga no local de trabalho pode ter um efeito desestressante. Thuy Ly, uma analista de de negocios, assiste a aulas de yoga semanais de 60 minutos com cerca de 20 colegas. A classe tem aprendido neste local no últimos 18 meses.

"Isso me afasta de minha mesa e dos meus afazeres" "Enquanto estou sentada na frente de um computador a maior parte do dia, eu sou consciente de maneiras que eu posso melhorar minha postura sentada." "O Yoga alivia a tensão, esticando meus músculos e me ajudou a compreender a importância de fazer uma pausa para melhorar a concentração."

Considerando que passamos até um terço de nossas vidas no trabalho (sim, tudo isso), vale a pena manter os níveis de estresse baixos. Se nada for feito, o estresse no trabalho pode contribuir significativamente para doenças mentais, doenças cardiovasculares e problemas musculoesqueléticos. Também pode causar dores de cabeça e indisposição estomacal, erupções cutâneas , insônia e pressão arterial elevada.

O trabalho em indústrias registra os maiores níveis de estresse, assim como a educação, a força policial, finanças, hospitais, transportes, varejo e marketing.

Três minutos de meditação

Feche os olhos. Inspire pelo nariz e expire lentamente pela boca. Repita até que o seu pulso diminua. Assim que sua mente divagar, chame sua atenção de volta para sua respiração. Assista seus pensamentos da forma como eles entram na sua mente.

Estudo australiano

Em um estudo de 2009, o Dr. Ramesh Manocha de Sydney, pesquisador na Escola de Saúde de Mulheres Crianças da Universidade de NSW, descobriu que, após oito semanas de meditação silenciosa, o estresse foi reduzido em 26 por cento.

"A maneira como você pensa e sente pode influenciar a sua saúde," diz o Dr. Manocha.

"As organizações estão começando a perceber isso e estão investindo em recursos humanos para promover o bem-estar mental. Os trabalhadores só precisam de duas sessões de 10 minutos de meditação por dia para ver melhorias na saúde.”

"A única coisa inovadora, é que a meditação não é mais vista como um conceito hippie. Agora é mainstream e está sendo mais aceita.”

"Meu foco está melhor agora."

Nikki Prentice, advogada do escritório Blake Dawson em Sydney, participou de um curso introdutório de meditação de cinco sessões, oferecido pela sua empresa em 2009 e agora pode alcançar períodos mais longos de concentração.

"Consigo evitar distrações, e priorizar melhor a tarefa em mãos", diz ela. "Posso me concentrar uma pesquisa ou elaboração por longos períodos antes de sentir a necessidade de verificar meu e-mail."

Controle da viciante síndrome de constante verificação de email?

E estar desperto e bem disposto após horas de trabalho graças à meditação, ao invés de um copo de café no meio da tarde?

Muitos de nós, ao que parece, poderíamos ser beneficiados pela meditação. Um resultado vantajoso após algumas sessões aprendendo a respirar de forma mais relaxada e ficando sentado por 40 minutos ou menos.

Nikki estava tão surpresa quanto qualquer outra pessoa que foi ajudada pela meditação a reforçar a sua resistência mental. Ela sabia que a meditação poderia ser útil para descontrair e desestressar, mas ao descobrir que a meditação iria também ajudá-la a atingir seus objetivos de forma tangível, foi como um bônus. Nikki não era praticante antes de seu curso. Na verdade, ela só tinha uma ideia muito básica de meditação, cortesia das aulas de yoga, antes de iniciar o curso introdutório.

Ao invéz de ver a meditação como um empecilho e aborrecimento para quem que tem uma agenda tão cheia, ela encontrou nas sessões um descanso muito agradável.

"É preciso muita prática para experimentar o silêncio mental", ela admite. Ainda assim, para ela, não há dúvida de que o curso de meditação lhe deu uma habilidade muito desejável para sua carreira: uma melhor capacidade de concentração.

Fornte: http://www.heraldsun.com.au/archives/old-news-pages/the-business-of-meditation/story-e6frf936-1225840079780