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Benefícios na Saúde

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A meditação tem sido praticada há séculos. Então, qual a novidade sobre o assunto? Bem, a prática tem sido associada a uma série de benefícios poderosos para a saúde, incluindo a melhoria de algumas das maiores preocupações da vida moderna, tais como pressão alta e estresses. Passar poucos minutos por dia em meditação silenciosa, pode nos levar a uma maior saúde física e mental.

 

A meditação pode ter profundos efeitos sobre o cérebro. Alguns aspectos da prática são imediatamente identificáveis, enquanto outros podem demorar algum tempo para se desenvolver e serem plenamente realizados. No entanto, pode haver pouca dúvida de que aqueles que praticam meditação em uma base regular estão se engajando em uma prática que é extremamente benéfico para a sua mente. Aqui estão alguns exemplos de que isso funciona:

Alívio do estresse - Poucas coisas podem eliminar o stress após um dia bastante agitado como se sentar em silêncio e esvaziar sua mente.Isso pode permitir que indivíduos se livrar de todas as emoções negativas ou preocupações eles podem ter adquirido mais cedo.

Concentração - Ao treinar um indivíduo para trazer sua atenção de volta ao presente de forma mais completa, a meditação ajuda uma pessoa a aprender a manter a concentração. Isto pode ter efeitos positivos na vida profissional da pessoa, assim como na sua capacidade para ficar centrado e focado ao longo do dia.

Melhora o humor - O estresse está entre as principais causas de doenças como ansiedade e depressão. Este transtorno de humor é vivido por até 25% dos adultos em algum momento de sua vida e é uma das principais causas de incapacidade. Ao eliminar o stress, a meditação ajuda a evitar esses indivíduos condições potencialmente graves de saúde mental.

Melhora a memória - Aqueles que são capazes de manter níveis elevados de concentração tendem a ter maior ativação em áreas de seu cérebro dedicadas à memória. Muitas pessoas que praticam meditação relatam melhorias em sua memória. Isto pode ser particularmente importante para os idosos que podem estar começando a experimentar prejuízos cognitivos. A meditação pode ser uma das maneiras mais simples para atrasar este processo.

Aumento da massa cinzenta - Um estudo recente publicado na revista Psychiatric Research: Neuroimaging mostrou que os indivíduos que praticavam meditação durante 30 minutos por dia ao longo de oito semanas tiveram ganhos mensuráveis ??no volume de substância cinzenta. Esta é a parte do cérebro responsável pela memória, gestão do stress, empatia e auto estima.

Baixa pressão arterial - Várias investigações têm mostrado que praticantes de meditação têm a pressão arterial mais baixa, especialmente se tiverem sido diagnosticados com hipertensão no passado. Isso pode reduzir significativamente o risco de uma pessoa de doença cardíaca, que continua a ser a causa mais comum de morte no mundo.

Libera a criatividade - Muitos meditadores relatam sentir em contato com seu lado criativo. Levar sua mente até o campo criativo, pode ajudar aqueles que trabalham nas artes, bem como profissionais em ambientes mais coorporativos. Independentemente do trabalho de uma pessoa, uma nova abordagem para os problemas é sempre uma ferramenta útil. Este benefício pode se relacionar com o próximo aspecto dos efeitos da meditação.

Renovar as perspectivas - Depois de limpar a mente completamente por um período prolongado de tempo, pode tornar-se possível olhar para o mundo de uma maneira nova e fresca. Coisas que uma vez pareciam ser grandes problemas podem simplesmente tornar-se pequenos obstáculos que podem ser facilmente contornados.

Menor consumo de oxigênio - O sistema respiratório do corpo torna-se mais eficiente no processamento de oxigênio e no uso de tal para diversos fins. Isso significa que ele requer menos oxigênio.

Diminuição da frequência respiratória - Devido ao fato de que um meditador requer menos oxigênio, eles geralmente são capazes de diminuir a sua taxa de respiraçtória. Quando a taxa de respiração de uma pessoa diminui, o corpo entra num estado de relaxamento e tranquilidade.

Aumenta o fluxo de sangue para o coração - Estudos têm demonstrado que praticantes de meditação experimentam o aumento do fluxo sanguíneo para o coração, o que pode ter uma variedade de benefícios cardiovasculares. Isto pode permitir que o sistema cardiovascular envie mais sangue oxigenado por todo o corpo, melhorando a circulação e reduzindo o risco de complicações potenciais.

Constrói auto-confiança - Muitas pessoas sentem níveis elevados de auto-estima e confiança, depois de meditar.

Reduz os sintomas pré-menstrual - Estudos têm demonstrado que os sintomas das mulheres associados ao seu ciclo menstrual, são diminuídos graças à meditação.

Melhora o gerenciamento de doenças crônicas - Indivíduos com doenças como diabetes ou doença cardíaca podem se sentir mais inclinados a gerenciar seus riscos de saúde quando meditam regularmente. A depressão é comum entre os diabéticos, e é frequentemente citada como uma razão para não tomarem seus medicamentos. Ao lidar com emoções negativas, os diabéticos podem ser mais inclinados a cuidar melhor de sua saúde.

Praticamente não existem áreas de saúde que não são afetadas de alguma forma por pela meditação. Muitos na comunidade médica estão começando a utilizar esses benefícios. Agora, é relativamente comum para um médico recomendar algum tipo de prática de meditação para seus pacientes.

Dado o histórico comprovado de ter inúmeros benefícios para a saúde, não há razão para que uma pessoa não deve, pelo menos, experimentá-lo. Para quem se sente estressado ou que tenha sido clinicamente diagnosticada com um problema de saúde, a meditação pode ser o que eles precisam para ficar em equilíbrio.

 

 

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"A LEI NATURAL é a força condutora da vida. Os impulsos da lei natural sustentam a manutenção e a evolução de cada aspecto da criação. Se a consciência do homem não estiver em sintonia com o pleno potencial da lei natural, sua vida não fluirá na corrente da evolução - resultando em erros, problemas e sofrimento".

Maharishi Mahesh Yogi


Só depende de você

Depois que aprender a meditar, você não necessitará de nenhum equipamento especial. Nenhum tipo de dependência de pessoa nem de orador, pastor, padre, médium ou guru. O importante é você. Utilizando as ferramentes que todos nós pussuímos como a atenção e a intenção, você conseguirá observar seus pensamentos e sentir eles perdendo a intensidade, até atingir este estado elevado de consciência.

Acessível a Todos

É tão simples e natural que não importa seu nível cultural ou seu grau de estudo. É acessível a qualquer idade. Conscientiza a criança que ela é um ser pensante e nela existe consciência. Ativa regiões adormecidas do cérebro, ajudando as pessoas idosas a rejuvenescerem a saúde cerebral e biológica. Melhora a auto-estima e o humor, contribuindo para seu bem estar geral e os relacionamentos.

Independe de Religião

Apesar de não ter ligação com nenhuma das religiões, é um complemento perfeito para qualquer uma delas. É também muito útil pra quem não tem religião, pois todo o processo acontece no seu interior; você é a meta. Não é nenhum tipo de seita, não é concentração nem mentalização. Portanto você não precisa se ajustar a nenhum estilo de vida que não seja da sua natureza.