Como Meditar
 

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Como Meditar

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A meditação tem se tornado um dos métodos mais eficazes para aliviar e lidar com estresses, ansiedade, depressão e demais desarmonias interiores. Na maioria das vezes, sentimos vontade de praticar a meditação, mas não sabemos por onde nem como começar. Primeiramente recomenda-se uma atmosfera tranquila, silenciosa e sem interrupções. Esteja de preferência usando roupas leves e confortáveis.

É indicado que meditem pelo menos 2 vezes ao dia durante 20 minutos, ao acordar (de preferência em jejum) e antes de dormir, pois a tranquilidade do seu lar oferece um momento mais proprício. Caso tenha algum tempo livre ou um momento de tranquilidade durante o dia ou à tarde, se sinta à vontade para fazer uma boa meditação. Quanto mais regular for a prática, mais você usurfruirá dos benefícios.

Logo após, faça um repouso de 5 minutos, deite confortavelmente, bem relaxado, ainda sobre influência da meditação. Respire fundo e vá voltando sua respiração ao normal, se espriguiçando para que suavemente você volte à sua rotina do dia-a-dia. Este tipo de meditação, é adaptável aos afazeres da rotina do dia-a-dia.

Postura

É importante que a coluna esteja ereta por causa da respiração com as costas apoiadas em uma almofada bem confortável. Pode-se meditar assentado, em posição de lótus ou semi-lótus. Sugiro que meditem de olhos fechados, com as costas de uma das mãos sobre a palma da outra mão. No decorrer da prática você irá se sentir cada vez mais confortável.

Como ficar sem pensar

A princípio pode parecer estranho "ficar sem pensar", mas é possível. Não reprima seus pensamentos. Deixe que eles fluam naturalmente e assista-os como quem assiste a um filme, mas não se envolva com eles, apenas testemunhe. Não julgue. Com o tempo seu diálogo interior vai se acalmando sem se reprimir e qualquer tipo de esforço ou tensão. Apenas observando os pensamentos até que eles percam sua intensidade. Neste nível, procure estar com sua respiração. Sem pensar, apenas esteja junto com ela. Você pode perceber que existe um intervalo entre um pensamento e outro. O objetivo da meditação é justamente se manter neste intervalo de pensamento. Quando se mantém neste intervalo de pensamento é que a meditação acontece.

No nosso interior, existem mecanismos dos quais podemos nos beneficiar para chegar a um estado meditativo tranquilamente. Por exemplo: a intenção e a atenção. Isso serve como uma auto-orientação. É um mecanismo sutil e natural, portanto, sem esforço que quebra o pensamento. Quando você está muito envolvido com a sua atenção, percebe que está longe da sua intenção. Por si mesmo, este mecanismo funciona. Só de estar consciente. Outras ferramentas poderosas são a inocência, o não objetivo e a pureza. Sem questionamento nenhum. Você está ali inocente, sem esperar resultados. Apenas, observando e testemunhando. Quando você vai chegando nas camadas mais refinadas da mente, outra boa ferramenta (como já foi dito acima), é você estar consciente da sua respiração. Deste ponto em diante, você pode perceber que a sua respiração vai diminuindo. Neste estado você já está perto da transcendência. Você já não está mais com a respiração. Já a transcendeu. Aí é o nada. Onde tudo acontece. Onde se aprende de verdade e se esvazia completamente.

Você já não está mais com a respiração. Já a transcendeu. Aí é o nada. Onde tudo acontece. Onde se aprende de verdade.

A consciência não manifesta, não tem pensamentos, mas fica alerta.

 

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"A LEI NATURAL é a força condutora da vida. Os impulsos da lei natural sustentam a manutenção e a evolução de cada aspecto da criação. Se a consciência do homem não estiver em sintonia com o pleno potencial da lei natural, sua vida não fluirá na corrente da evolução - resultando em erros, problemas e sofrimento".

Maharishi Mahesh Yogi


Só depende de você

Depois que aprender a meditar, você não necessitará de nenhum equipamento especial. Nenhum tipo de dependência de pessoa nem de orador, pastor, padre, médium ou guru. O importante é você. Utilizando as ferramentes que todos nós pussuímos como a atenção e a intenção, você conseguirá observar seus pensamentos e sentir eles perdendo a intensidade, até atingir este estado elevado de consciência.

Acessível a Todos

É tão simples e natural que não importa seu nível cultural ou seu grau de estudo. É acessível a qualquer idade. Conscientiza a criança que ela é um ser pensante e nela existe consciência. Ativa regiões adormecidas do cérebro, ajudando as pessoas idosas a rejuvenescerem a saúde cerebral e biológica. Melhora a auto-estima e o humor, contribuindo para seu bem estar geral e os relacionamentos.

Independe de Religião

Apesar de não ter ligação com nenhuma das religiões, é um complemento perfeito para qualquer uma delas. É também muito útil pra quem não tem religião, pois todo o processo acontece no seu interior; você é a meta. Não é nenhum tipo de seita, não é concentração nem mentalização. Portanto você não precisa se ajustar a nenhum estilo de vida que não seja da sua natureza.